Camisa 10

Bem vindos e voltem sempre ao Blog Camisa 10!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A feira dos juniores

Durante esse tempo, entre férias de jogadores, e pré temporada, nós torcedores, sofremos com a falta do Brasileirão, ou até mesmo de um estadual para animar um pouco. Então, oque nos resta, é acompanhar a Copinha, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, para quem não conhece.

Sendo de categoria sub-19, tem como intuito, revelar jogadores para as categorias profissionais. Mas, infelizmente, nos deparamos com times que não sabemos de onde surgem, e chegam ali para participar da competição, mas sofrem com a falta de preparo, tanto físico, até mesmo pela viagem cansativa, mas também por serem clubes que tem apenas " um ou dois jogadores ", e alguns que nem possuem a categoria principal. A partir deste ponto, podemos entender as tantas goleadas aplicadas pelos times com maior renome no futebol nacional. 


                                Flamengo é o atual campeão.

A maior goleada da competição até agora, foi a de 10x0, aplicada pelo São Paulo contra o time do Palmas-TO. Será que em alguma circunstância, uma competição, que tem (ou pelo menos devia ter) um nível sério, poderá acontecer uma goleada tão categórica? Chega a ser brincadeira...

De qualquer forma, se nos voltarmos novamente para a ideia, de que o principal objetivo é revelar jogadores, deparamos novamente com problemas, pois como no Brasil, um moleque que chega a fazer três gols de bobeira em um jogo, é considerado craque, e a solução do time principal, acaba sendo pressionado tanto, ou elevado a nível tão alto em tão pouca idade, acaba destruindo com oque ele ainda poderia ter de futuro no futebol. Para entender melhor, se esse jogador recebe tanta pressão, e ele não possua tão bom futebol, acaba sendo descartado logo cedo e termina como mais um daquelas simples promessas. 

Um outro problema, é que se tornou uma feira de jogadores, repleta de empresários e olheiros, colocando pressão em cima de garotos, que ainda estão em processo de amadurecimento, tanto no futebol, como fora dele.

Analisando pelo lado bom, grandes jogadores passaram por esta Copa, e se tornaram peças importantes dos times principais, e hoje são considerados craques. Querendo ou não, a competição é muito importante, mas acredito eu, que deveria ser levada um tanto mais a sério, e que o futebol volte a ser o mais importante, e não o dinheiro que esses garotos podem gerar.


abs, Rafaela C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário